As receitas abaixo foram extraídas do livro “ADUBAÇÃO ORGÂNICA - Preparo fácil de Biofertilizantes e Compostos Orgânicos”do Eng. Agr. Silvio Roberto Penteado.
BIOFERTILIZANTES
Como adubo foliar e para aumentar a resistência contra pragas e moléstias. A calda biofertilizante vem sendo muito empregada ultimamente na agricultura ecológica. A razão é que tem demonstrado efeito no aumento da resistência ás pragas e moléstias e como adubo foliar orgânico benéfico para inúmeras plantas.
ÁGUA + ESTERCO
Numa lata de 20 litros, colocar esterco de curral , esterco de galinha e açucar . Completar com água, deixando um espaço de 8 a 10 centímetros antes da borda acima, para evitar transbordar.
Fechar muito bem a boca da lata, vedando com um saco plástico bem amarrado. Deixar fermentar. A calda pronta deve ser diluída, misturando 1,0 litro da calda obtida para cada 10 litros de água.
ÁGUA + ESTERCO + CAPINS
Num tambor colocam-se de esterco fresco e capins picados + água. Adicionando açucar ou melaço favorece a fermentação.A fermentação leva de 20 a 40 dias, obtendo uma calda, que deve ser diluída. Para cada litro de biofertilizante pode se misturar 1, 2 ou 3 litros de água. Quanto mais diluída menor será o efeito defensivo.
RESÍDUO DA FERMENTAÇÃO DO MELAÇO
A. Indicação
É um adubo foliar orgânico, resíduo da fermentação biológica do melaço, sendo rico em enxofre, nitrogênio, potássio e aminoácidos. Foi testado com sucesso pela EMBRAPA/Jaguariuna, no controle do oídio da abobrinha e do pepino e efeito nutricional.
A mistura desse produto com a calda sulfocálcica (1%) tem proporcionado bons resultados na prevenção de pragas (ácaros, cochonilhas, etc) e doenças (ferrugens, oídio) em pêssego e goiaba.
B. Recomendação e aplicação
É resultado da fermentação glutâmica do melaço. Aplicação semanal de 2,5 k em 100 litros de água (Astiarraga & Bettiol,1997). Observação: Há no mercado produtos cuja composição básica é constituida do resíduo de fermentação do melaço, com o nome comercial de Amino-Solo (Technes) ou Danifol (Agrohumus).
SUPERMAGRO
É um biofertilizante, indicado como fonte suplementar de micronutrientes para as plantas; inibidor de fungos e bactérias, causadores de doenças e para aumentar a resistência contra insetos e ácaros lançado pelo Centro de Agricultura Ecológico de Ipê. RS A calda Supermagro é produto da fermentação de estercos animais, enriquecidos por micronutrientes (sulfatos de magnésio, zinco, ácido bóricos e outros) e outros produtos de origem animal (esterco bovino), obtendo uma calda biofertilizante para aplicação foliar nas plantas. Foram observados bons resultados, principalmente nas culturas de uva; maçã; pêssego; tomate; batata e hortaliças em geral.