O QUE MUDA NOSSO PLANETA É CONSCIÊNCIA.
O QUE CRIA CONSCIÊNCIA É EDUCAÇÃO.
O QUE PERMITE EDUCAÇÃO É A LIBERDADE.

**************************************************

Sites de notícias ambientais:

*
O ECO
*
BLOG DO PLANETA
*
ENVOLVERDE
*
PORTAL DO MEIO AMBIENTE
*
ECOPRESS
*
ECOTERRA BRASIL
*
AMBIENTE BRASIL
* AMBIENTE ENERGIA
* ECOPLANET


em vídeo e áudio:

* MUNDO SUSTENTÁVEL (com André Trigueiro)


na rádio (e site):

* PINTOU LIMPEZA (Eldorado FM)






8 de nov. de 2008

Adubos orgânicos e naturais

As receitas abaixo foram extraídas do livro “ADUBAÇÃO ORGÂNICA - Preparo fácil de Biofertilizantes e Compostos Orgânicos”do Eng. Agr. Silvio Roberto Penteado.

BIOFERTILIZANTES

Como adubo foliar e para aumentar a resistência contra pragas e moléstias. A calda biofertilizante vem sendo muito empregada ultimamente na agricultura ecológica. A razão é que tem demonstrado efeito no aumento da resistência ás pragas e moléstias e como adubo foliar orgânico benéfico para inúmeras plantas.

ÁGUA + ESTERCO

Numa lata de 20 litros, colocar esterco de curral , esterco de galinha e açucar . Completar com água, deixando um espaço de 8 a 10 centímetros antes da borda acima, para evitar transbordar.
Fechar muito bem a boca da lata, vedando com um saco plástico bem amarrado. Deixar fermentar. A calda pronta deve ser diluída, misturando 1,0 litro da calda obtida para cada 10 litros de água.

ÁGUA + ESTERCO + CAPINS

Num tambor colocam-se de esterco fresco e capins picados + água. Adicionando açucar ou melaço favorece a fermentação.A fermentação leva de 20 a 40 dias, obtendo uma calda, que deve ser diluída. Para cada litro de biofertilizante pode se misturar 1, 2 ou 3 litros de água. Quanto mais diluída menor será o efeito defensivo.

RESÍDUO DA FERMENTAÇÃO DO MELAÇO

A. Indicação

É um adubo foliar orgânico, resíduo da fermentação biológica do melaço, sendo rico em enxofre, nitrogênio, potássio e aminoácidos. Foi testado com sucesso pela EMBRAPA/Jaguariuna, no controle do oídio da abobrinha e do pepino e efeito nutricional.
A mistura desse produto com a calda sulfocálcica (1%) tem proporcionado bons resultados na prevenção de pragas (ácaros, cochonilhas, etc) e doenças (ferrugens, oídio) em pêssego e goiaba.

B. Recomendação e aplicação

É resultado da fermentação glutâmica do melaço. Aplicação semanal de 2,5 k em 100 litros de água (Astiarraga & Bettiol,1997). Observação: Há no mercado produtos cuja composição básica é constituida do resíduo de fermentação do melaço, com o nome comercial de Amino-Solo (Technes) ou Danifol (Agrohumus).

SUPERMAGRO

É um biofertilizante, indicado como fonte suplementar de micronutrientes para as plantas; inibidor de fungos e bactérias, causadores de doenças e para aumentar a resistência contra insetos e ácaros lançado pelo Centro de Agricultura Ecológico de Ipê. RS A calda Supermagro é produto da fermentação de estercos animais, enriquecidos por micronutrientes (sulfatos de magnésio, zinco, ácido bóricos e outros) e outros produtos de origem animal (esterco bovino), obtendo uma calda biofertilizante para aplicação foliar nas plantas. Foram observados bons resultados, principalmente nas culturas de uva; maçã; pêssego; tomate; batata e hortaliças em geral.

Fonte: http://www.agrorganica.com.br/adubos.html