O QUE MUDA NOSSO PLANETA É CONSCIÊNCIA.
O QUE CRIA CONSCIÊNCIA É EDUCAÇÃO.
O QUE PERMITE EDUCAÇÃO É A LIBERDADE.

**************************************************

Sites de notícias ambientais:

*
O ECO
*
BLOG DO PLANETA
*
ENVOLVERDE
*
PORTAL DO MEIO AMBIENTE
*
ECOPRESS
*
ECOTERRA BRASIL
*
AMBIENTE BRASIL
* AMBIENTE ENERGIA
* ECOPLANET


em vídeo e áudio:

* MUNDO SUSTENTÁVEL (com André Trigueiro)


na rádio (e site):

* PINTOU LIMPEZA (Eldorado FM)






8 de nov. de 2008

Controle natural de saúvas e formigas cortadeiras

Eng.Agr. Silvio Roberto Penteado

1) Adubar as plantas e árvores com Molibdênio, pois permite que a planta forme proteínas, ficando pouco atrativa para as saúvas. Poderá ser aplicado via foliar Molibdênio 0,5% (uma vez).

2) Preparado de Agave. Uma alternativa é fazer um concentrado de folhas de agave ou piteira, tomando 5 folhas médias e 5 litros de água. Moer as folhas, tomando o suco e deixar em descanso por 2 dias. Aplicar 2 litros no olho principal e tapar os demais para que as formigas não fujam.

3) Extrato de plantas: Angico. Deixar de molho l kg de folhas de angico em 10 litros de água por 8 dias. Aplicar na proporção de 1 litros desta solução por metro quadrado de formigueiro. Outras plantas que podem ser amassadas, extraindo o suco e diluindo com água: capim fedegoso, timbó, batata-doce e pessegueiro bravo.

4) Gergelim. Plantar barreiras de gergelim em redor das plantas. Fazer pasta com sementes de gergelim e torta de mamona.

5)Pão caseiro. Colocar pedaços pequenos de pão caseiro embebido com vinagre próximos às suas tocas/ninhos/carreadores e onde estão cortando. Ele fermenta e é tóxico para as formigas.

6) Colocar cal virgem no olheiro, derramar um pouco de água e tampar, que vai formar gazes que afetarão as formigas. Pode ser feito a diluição de 2 kg de cal virgem em 10 litros de água e imediatamente aplicar nos olheiros principais. Tomar cuidado com a queima da cal virgem, pois emite gases e desprende muito calor.

7) Colocar entre as plantas, formando barreiras: cinzas de madeira ou casca de ovo moída ou farinha de ossos ou carvão vegetal moído.

8) Plantas repelentes em baixas infestações: hortelã, batata-doce, salsa, cenoura, mamona e o gergelim.

9) Usar cones invertidos de latas, folhas metálicas ou saias plásticas nos troncos das árvores e mudas.

10)
Plantas atraentes ou pasto alternativo, para funcionarem como isca: leucena, cana de açucar e o gergelim preto.

11)
Há produtos que inibem o crescimento do saúveiro, como sal, cinza, vinagre, cal e calcário. Cuidado no emprego em larga escala em jardins ou hortas, pois o excesso inibirá também as plantas.

12) Colocar água quente em formigueiros pequenos funciona muito bem.

13) Colocar mangueira com água corrente no olho do formigueiro até encharcar. O formigueiro ficará afogado ou doente.

14) Fumaça de escapamento aplicado no olheiro, depois de tapado as demais saídas do formigueiro. A fumaça é tóxica ao homem e aos animais domésticos.

15) Fogo: O fogo controla bem formigueiros pequenos, porém tomar o cuidado de não causar incêndios.

16) Borax: Misturar 500 gramas de Borax a 500 gramas de açucar, e colocado nos carreadores e olheiros. Recomendado também para formigas comuns e baratas.

17) Escavar a área do formigueiro, retirando o fungo, as crias e a rainha. Pode ser feita a compactação do formigueiro, no caso de estar na fase inicial de desenvolvimento. Os restos do formigueiro, caso de fungos e crias, poderão ser misturados a milho moído e utilizados como isca natural para outros formigueiros.

18)
Formicida natural: 50 litros de água, 10 kg de esterco fresco, 1 kg de melado ou açucar mascavo. Misturar bem os produtos, deixando fermentar por uma semana. Coar com um pano e aplicar dentro do formigueiro na proporção de 1 litro para 10 litros de água, até inundar o formigueiro.

19)
Plantas tóxicas: mandioca-brava, utilizando a água da mandioca e sua raspa, aplicados diretamente nos formigueiros. O gergelim preto, cuja semente é carregado pelas formigas, tendo uma ação tóxica lenta.

20) Manter no locais, aves e animais que consomem as formigas, como galinha de angola e comuns, passarinhos, e outros.

Fonte: http://www.agrorganica.com.br/formigas.html

***********************************************

* Clique para salvar outro arquivo de Dicas de Combate às Formigas AQUI (no ESnips).