O QUE MUDA NOSSO PLANETA É CONSCIÊNCIA.
O QUE CRIA CONSCIÊNCIA É EDUCAÇÃO.
O QUE PERMITE EDUCAÇÃO É A LIBERDADE.

**************************************************

Sites de notícias ambientais:

*
O ECO
*
BLOG DO PLANETA
*
ENVOLVERDE
*
PORTAL DO MEIO AMBIENTE
*
ECOPRESS
*
ECOTERRA BRASIL
*
AMBIENTE BRASIL
* AMBIENTE ENERGIA
* ECOPLANET


em vídeo e áudio:

* MUNDO SUSTENTÁVEL (com André Trigueiro)


na rádio (e site):

* PINTOU LIMPEZA (Eldorado FM)






13 de mai. de 2009

Amaranto: um tesouro da nutrição resgatado

.



* AO FINAL DE CADA TRECHO EXPLICATIVO HÁ O LINK PARA LER O RESTANTE DAS MATÉRIAS (passe o mouse sobre o nome da fonte para encontrar o link):

"A humanidade consumiu mais de sete mil espécies vegetais em sua história. Mas, nos últimos cem anos, deixou de cultivar mais de três quartos, e depende de apenas três – milho, trigo e arroz – para atender quase 70% de suas necessidades calóricas, afirmam dados das Nações Unidas.
Muitos cultivos antigos, como o amaranto (do gênero Amaranthus) e a quinoa (Chenopodium quinoa), promissoras espécies latino-americanas, hoje são pouco exploradas diante da expansão de cereais como o arroz e o trigo. Junto com essas culturas, também se perde conhecimentos a elas associados, empobrecendo a agricultura e a nutrição, afirmam especialistas. O amaranto foi declarado “o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano”, em 1979, pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, por suas proteínas e seus aminoácidos singulares e por não requerer cuidados especiais, muita água nem terra muito fértil. Muito plantado por maias, astecas e incas, esteve esquecido até a década de 60, mas atualmente se limita a apenas dois mil hectares plantados..." (Fonte: Envolverde)


"O amaranto, um dos vegetais mais importantes da América pré-colombiana, cujo consumo foi proibido pelos espanhóis por estar associado a práticas religiosas, começa a ser reabilitado por cientistas brasileiros com um nobre fim: pesquisas recentes mostram que, além de ser altamente nutritivo, o amaranto é um excelente redutor dos níveis de colesterol plasmático, que provoca o entupimento dos vasos sangüíneos..." (Fonte: 
Revista Ciência Hoje)


"Rico em fibra e vitamina A, B6, C, riboflavina, e folato, possui também minerais importantes para a saúde, tais como calcio, ferro, magnesio, fósforo, potássio, zinco, cobre, e manganês..." (Fonte: 
blog Eu Posso)


-> Amaranto na 
Wikipédia, com galeria de fotos.







RECEITAS COM AMARANTO:


Pão enriquecido

Ingredientes

1 xícara (chá) de farinha de amaranto

3 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de água

1 colher e meia (sopa) de açúcar

1 colher (chá) de sal

1 colher de fermento biológico granulado (ou um tablete de 15 de fermento fresco)

1/2 xícara (chá) de óleo

Modo de preparo

Amorne a água (aprox. 30 a 40o C). Adicione o açúcar, o sal e o fermento. Misture as farinhas e o óleo. Despeje a água com a mistura de açúcar, sal e fermento; amasse e deixe crescer até dobrar o volume. Amasse novamente, coloque em forma e deixe crescer. Leve ao forno pré-aquecido a 180o C por cerca de 15 min.



Salada

Ingredientes

2 xícaras (chá) de amaranto em grãos

2 xícaras (chá) de água

1 a 2 dentes de alho (médios)

1/2 cebola média

1/2 xícara (chá) de cebolinha (picada)

1/2 xícara (chá) de salsa ou coentro (picados)

1 colher (sopa) de suco de limão

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

Modo de preparo

Lave os grãos, adicione água e coloque para cozinhar por cerca de 8 min. Oito minutos após o início da fervura, desligue e espere esfriar. Adicione os temperos, o suco de limão e o azeite; adicione sal a gosto, misture bem e está pronta para servir.


Biscoito

Ingredientes

1 xícara (chá) de amaranto em grão

1 xícara (chá) de farinha de amaranto

2 xícaras (chá) de amido de milho

3/4 de xícara (chá) de água (ou leite)

2 ovos

1/2 xícara (chá) de manteiga

1/2 xícara (chá) de açúcar

1 colher (sobremesa) de fermento químico

1 colher (sobremesa) de sal

Modo de preparo

Deixar os grãos de molho por uma noite. Moa no liqüidificador, com água e adicione os ovos, o sal e o açúcar. Despeje em uma tigela, bata com a manteiga, o amido e a farinha; adicione o fermento por último. Unte bandejas e despeje em pequenas quantidades. Leve ao forno pré-aquecido a 180oC. Retire quando começar a dourar (20-30 min).



Pipoca

Ingredientes

Amaranto em grão

Modo de preparo

Aquecer uma panela ou frigideira por cerca de 5 min. Colocar uma colher de sopa de amaranto; cobrir e mexer até pipocarem todas as sementes. Repetir tantas vezes quanto necessário para a quantidade de pipoca desejada.




Fonte das receitas: http://www.nutricao.fsp.usp.br/funcionais/receitas.php




.