O QUE MUDA NOSSO PLANETA É CONSCIÊNCIA.
O QUE CRIA CONSCIÊNCIA É EDUCAÇÃO.
O QUE PERMITE EDUCAÇÃO É A LIBERDADE.

**************************************************

Sites de notícias ambientais:

*
O ECO
*
BLOG DO PLANETA
*
ENVOLVERDE
*
PORTAL DO MEIO AMBIENTE
*
ECOPRESS
*
ECOTERRA BRASIL
*
AMBIENTE BRASIL
* AMBIENTE ENERGIA
* ECOPLANET


em vídeo e áudio:

* MUNDO SUSTENTÁVEL (com André Trigueiro)


na rádio (e site):

* PINTOU LIMPEZA (Eldorado FM)






4 de abr. de 2009

Produtos de limpeza estão criando microorganismos resistentes a antibióticos

.


* originalmente postado pelo Wagner em Cyberogan



Todo dia nos tomamos banho, alguns limpam suas residências, empresas são higienizadas todas as noites e os produtos de limpeza descem esgoto abaixo. Isso nunca foi um problema, mas uma pesquisa feita na Inglaterra aponta para uma perigosa realidade.
Alguns produtos de higiene pessoal possuem triclosan, um agente anti-séptico eficiente contra bactérias gram negativas e gram positivas. Em sua concentração ideal ele mata grande parte delas, mas quando desce pelo ralo e vai parar em rios e esgotos (em breve não existirá diferença entre eles), o triclosan é diluído e acaba matando uma parte das bactérias, as que restam se reproduzem sem concorrência e criam novas variações resistentes a antibióticos.
O exemplo do triclosan serve para diversos agentes anti-bactericidas que vão parar no meio ambiente depois de descerem pelo ralo. Desde xampus, hidratantes, pastas de dentes, amaciantes de roupa a desinfetantes nós estamos enchendo as águas de microorganismos resistentes causando um problema semelhante ao visto em hospitais, onde super bactérias causam infecções difíceis de combater.
Os pesquisadores analisaram amostras de solo e um alta concentração destas bactérias foi encontrada, aumentando o medo de que elas já tenham infectado humanos. 
Precisamos pensar melhor no que mandamos descarga abaixo e se esta paranóia de usar agentes anti-bactericidas em tudo (até mesmo no sabão de banho) é realmente necessária.



Fonte: The Guardian

font(site>>http://pipocadebits.blogspot.com/2009/03/nossos-produtos-de-limpeza-estao.html


***************************************************


NOTA do Viver Sustentável: em relação ao que podemos fazer individualmente pra contribuir com a diminuição desses produtos (e até com economia no bolso), tem dois links aqui abaixo, um com receitas super legais pra fazer seus próprios produtos de limpeza (eu já testei e são MAIS eficientes até do que essa traquitana toda que a gente compra)... e o outro link é da Cassiopéia, uma empresa que fabrica produtos de limpeza sem petroquímicos e dá pra fazer o pedido de qualquer cidade do país (também já usei e é bastante bom, o preço não chega a assustar). Lá vão os links:


http://viver-sustentavel.blogspot.com/2008/11/produtos-de-limpeza-ecolgicos-receitas.html

http://www.veraloe.com.br/pt/index.html

fora isso, uma atitude simplesinha é separar o lixo orgânico do que é reciclável... não custa tanto esforço e diminui a contaminação do solo e dos lençóis freáticos.



.