O NIM - também chamado ‘neem’, (Azadirachta indica) é uma planta originária da Índia, introduzida no Brasil em 1982. Trata-se de uma árvore que, em poucos anos, atinge mais de 10 metros de altura. Produz os primeiros frutos entre 2 e 5 anos depois do plantio e nas condições do Nordeste chega a produzir duas safras anuais. Desenvolve-se bem em regiões semi-áridas, por ser resistente à seca e suportar temperaturas elevadas, adaptando-se facilmente a diferentes tipos de solos. No sertão nordestino árvores de Nim proporcionam sombra acolhedora e favorecem um micro-clima agradável.
As flores do Nim são muito procuradas pelas abelhas, que desempenham importante papel na sua polinização e não são prejudicadas nessa atividade. No entanto, aplicações de extratos de Nim sobre plantas em floração devem ser evitadas, pois podem prejudicar as abelhas.
Protetor natural contra pragas e doenças
O Nim traz grandes benefícios para a agricultura e a pecuária. Seus produtos são usados na proteção natural de plantas e animais domésticos contra um grande número de pragas e doenças. Controla lagartas, besouros, gafanhotos, pulgões, cochonilhas, mosca branca e pragas de grãos armazenados. É também indicado no controle de nematóides e doenças provocadas por fungos e bactérias. No tratamento de animais é usado como carrapaticida, vermífugo e no controle da mosca do chifre dos bovinos. É inofensivo aos seres humanos, mamíferos e aves.
Em razão da presença nas folhas, cascas, frutos e sementes do Nim, de substâncias como a Azadiractina, Nimbina e Salanina, os produtos dele derivados atúam de diferentes maneiras sobre os insetos. Têm ação inseticida, repelente, reguladora do crescimento e inibidora de apetite. Insetos tratados com o Nim ao se reproduzirem geram insetos deformados, com baixa capacidade de reprodução e alimentação, reduzindo assim a infestação da praga.
Produção de madeira
O Nim produz madeira de boa qualidade, amplamente empregada na fabricação de compensados, móveis em geral, construção de embarcações e na construção civil e rural. Tem a vantagem de não ser suscetível ao ataque de cupins.
Óleo
Das sementes do Nim, extrai-se um óleo que é empregado na fabricação de medicamentos de uso humano e veterinário, inseticidas para a agricultura orgânica e também na produção de cremes para pele, xampus, sabonetes e creme dental.
Veja os links:
CULTIVO E UTILIZAÇÃO DO NIM INDIANO
CONTROLE DE PRAGAS COM PRODUTOS NIM
PLANTANDO NIM: CUIDADOS, IRRIGAÇÃO E COLHEITA
VÍDEOS do GLOBO RURAL:
******************************
Fonte: http://www.esplar.org.br/produtos/nim.htm