O QUE MUDA NOSSO PLANETA É CONSCIÊNCIA.
O QUE CRIA CONSCIÊNCIA É EDUCAÇÃO.
O QUE PERMITE EDUCAÇÃO É A LIBERDADE.

**************************************************

Sites de notícias ambientais:

*
O ECO
*
BLOG DO PLANETA
*
ENVOLVERDE
*
PORTAL DO MEIO AMBIENTE
*
ECOPRESS
*
ECOTERRA BRASIL
*
AMBIENTE BRASIL
* AMBIENTE ENERGIA
* ECOPLANET


em vídeo e áudio:

* MUNDO SUSTENTÁVEL (com André Trigueiro)


na rádio (e site):

* PINTOU LIMPEZA (Eldorado FM)






8 de nov de 2008

Habitare: download gratuito de livro sobre habitação sustentável

Links para download: http://www.habitare.org.br

ou no Esnips.

O Programa de Tecnologia de Habitação (Programa Habitare) disponibilizou para download gratuito o livro Habitações de baixo custo mais sustentáveis: a Casa Alvorada e o Centro Experimental de Tecnologias Habitacionais Sustentáveis.

A obra reúne o histórico e os princípios norteadores dos estudos sobre construções e projetos mais sustentáveis desenvolvidos por integrantes do Núcleo Orientado para a Inovação na Edificação (Norie), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O livro, 15ª publicação do Habitare, trata de duas experiências que geraram uma série de artigos científicos e dissertações: o Projeto Casa Alvorada e o Projeto CETHS e o Centro Experimental de Tecnologias Habitacionais Sustentáveis.

A edição traz também informações sobre o projeto Gestão Ambiental das Indústrias Oleiras e de Cerâmica Vermelha do Rio Grande do Sul, desenvolvido em 2000, em parceria com o Sindicato das Olarias e Indústrias Cerâmicas do Rio Grande do Sul.

Além de apresentar princípios gerais e diretrizes da sustentabilidade, a publicação descreve detalhadamente estratégias específicas adotadas na busca de conforto ambiental e eficiência energética, aproveitamento e reúso de recursos naturais, gestão da água da chuva e de águas residuais, paisagismo sustentável, escolha de materiais e sistemas construtivos, entre inúmeros outros aspectos priorizados pela construção sustentável.

Mais informações: nos links acima, ou pelo e-mail: sattler@gmail.com
(Envolverde/Agência Fapesp)