Não é difícil fazer yogurte em casa, sai mais barato e você consome algo saudável e sem conservantes, além de todos os benefícios do próprio yogurte.
Não é necessário comprar uma yogurteira elétrica, e além disso você gera menos descarte de embalagens plásticas no meio ambiente.
Puro ou batido com frutas, mel ou granola… é uma das delícias do verão.
(clique na imagem para ampliar)
Ingredientes:
- 1 a 3,5 litros de leite integral
- 1 sachê de “lactobacilos vivos” (esse pòzinho é vendido no supermercado) ou então um potinho de yogurte comercial natural (sem mel, sem frutas… o da marca Danone natural/azedo costuma dar certo).
- potes de vidro para acondicionar o yogurte (podem ser como o da foto ou os que você tiver em casa).
- panela para ferver ou aquecer o leite
- colher de pau
- termômetro culinário (não é indispensável, você verá nas instruções de preparo)
- um local para manter a temperatura do preparado até que os lactobacilos tenham transformado o leite em yogurte (pode ser uma bolsa térmica como a da foto, ou uma daquelas bolsas térmicas usadas por fotógrafos, ou uma caixa de isopor… ou ainda uma caixa de papelão recheada de jornal amassado e tampada com grossa camada de jornal por cima e outra camada por baixo - mantendo a temperatura ideal).
(clique na imagem para ampliar)
Modo de Fazer:
1- Aqueça o leite até o ponto de fervura (se for leite longa-vida ou em pó, aqueça apenas até 43 graus centígrados).
2- Retire do fogo e deixe esfriar até atingir os 40 a 43 graus (pule esta etapa se usou leite longa-vida ou em pó).
3- Adicione o conteúdo do envelopinho/sachê de lactobacilos ou o pote de yogurte comercial, mexendo com a colher de pau até dissolver completamente no leite.
4- Despeje a mistura nos potes de vidro e tampe-os.
5- Coloque os potes no local que vai manter sua temperatura (bolsa térmica ou as outras sugestões).
6- Aguarde de 4 a 6 horas até a completa coagulação do leite. Após este período, coloque os potes na geladeira para conservar o yogurte. Pode ser consumido por até 15 dias.
DICAS ÚTEIS:
- Caso não possua termômetro culinário, para obter uma temperatura no leite longa-vida de 40 a 43 graus, siga as instruções:
* para 1 litro de leite gelado, ferva 500 ml e misture com o restante do leite gelado, ou
* para 1 litro de leite em temperatura ambiente, ferva 400 ml e misture com o restante do leite em temperatura ambiente.
- Se desejar uma consistência mais firme, adicione 1 colher de sopa de leite em pó para cada litro de leite, antes de ferver.