O QUE MUDA NOSSO PLANETA É CONSCIÊNCIA.
O QUE CRIA CONSCIÊNCIA É EDUCAÇÃO.
O QUE PERMITE EDUCAÇÃO É A LIBERDADE.

**************************************************

Sites de notícias ambientais:

*
O ECO
*
BLOG DO PLANETA
*
ENVOLVERDE
*
PORTAL DO MEIO AMBIENTE
*
ECOPRESS
*
ECOTERRA BRASIL
*
AMBIENTE BRASIL
* AMBIENTE ENERGIA
* ECOPLANET


em vídeo e áudio:

* MUNDO SUSTENTÁVEL (com André Trigueiro)


na rádio (e site):

* PINTOU LIMPEZA (Eldorado FM)






8 de nov. de 2008

Composteira feita de 3 bombonas

Restos de alimentos e de vegetais não precisam ser jogados fora. Podem ser usados na fabricação de composto orgânico caseiro, um excelente adubo orgânico.

1) São necessárias pelo menos três bombonas de 200 litros, de plástico. Perfure-as com furos de 1 a 2 centímetros de diâmetro. Os furos garantirão a entrada de ar no composto.

2) Comece a compostagem colocando, em primeiro lugar, uma camada de 10 a 15 centímetros de capim picado (grama aparada, resíduos de pode e roçagem de gramados, jardins e hortas). Umedeça o capim com 1 a 3 litros de água.

3) Coloque, depois, todos os restos orgânicos produzidos na residência naquele dia (alimentos cruz ou cozidos, cascas, bagaços e sementes, casca de ovo, alimentos lácteos ou frios e carnes estragadas, borra de café com filtro de papel e até papéis sujos ou molhados). Picar esses alimentos acelera o processo. Faça isso de preferência no fim da tarde.

4) Cubra os restos com uma camada uniforme 4 a 6 centímetros de capim, adicionando novamente um pouco de água, se a massa estiver muito seca. O capim é fundamental, pois garantirá que o composto não exalará cheiro ou atrairá moscas.

5) Com cuidado, alguns restos orgânicos, como fezes de animais, papel higiênico e até o “conteúdo” - apenas o conteúdo, não a fralda - de fraldas descartáveis podem ser adicionados, cobrindo sempre a mistura com o capim

6) A cada 4 a 7 dias, revolva todo o composto, usando um cabo de vassoura ou enxada. Isso acelera o processo.

7) Quando dois terços do tambor estiverem preenchidos, inicie o processo em outro tambor, mexendo sempre ambas as misturas.

8) Em cerca de 30 a 40 dias a massa estará decomposta. Já não atingirá mais altas temperaturas e terá o aspecto de terra de mato, com cheiro agradável e textura macia. Será o adubo orgânico.


9) Para refina-lo, pode-se peneira-lo. Todo o material que não passar pela peneira pode voltar para o composto, pois já vai estar inoculado com os microorganismos que aceleram o processo de decomposição.


Fonte: http://hipolytus.multiply.com/journal/item/298