O QUE MUDA NOSSO PLANETA É CONSCIÊNCIA.
O QUE CRIA CONSCIÊNCIA É EDUCAÇÃO.
O QUE PERMITE EDUCAÇÃO É A LIBERDADE.

**************************************************

Sites de notícias ambientais:

*
O ECO
*
BLOG DO PLANETA
*
ENVOLVERDE
*
PORTAL DO MEIO AMBIENTE
*
ECOPRESS
*
ECOTERRA BRASIL
*
AMBIENTE BRASIL
* AMBIENTE ENERGIA
* ECOPLANET


em vídeo e áudio:

* MUNDO SUSTENTÁVEL (com André Trigueiro)


na rádio (e site):

* PINTOU LIMPEZA (Eldorado FM)






8 de nov. de 2008

ComCat: comunidades catalizadoras de soluções

Link: http://www.comcat.org/portugues/cgi-bin/index.asp

“O QUE FAZEMOS
Comunidades Catalisadoras - ComCat - está criando um mundo onde soluções geradas por comunidades estão acessíveis por um só clique do mouse. Qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo que esteja confrontando um problema local, pode encontrar a inspiração e ferramentas que precisa para implementar a solução, aprendendo com seus companheiros.

A ComCat usa tecnologia que permite a grupos comunitários de base aprender com o sucesso uns dos outros. Quando organizações comunitárias enfrentam problemas locais, seus trabalhos se tornariam mais fáceis se conhecessem experiências bem sucedidas em comunidades semelhantes em outros cantos do mundo. A ComCat percebe que pessoas solucionam crises em suas comunidades todo dia, e que a Internet é a ferramenta perfeita para replicar estes sucessos. Nós colecionamos e publicamos exemplos em nosso Banco de Soluções Comunitárias. Essas histórias da vida real correspondem a uma grande variedade de assuntos, de prevenção de HIV ao crescimento econômico, cuidados com crianças e idosos, e muito mais. O Banco de Soluções Comunitárias contém mais de 130 projetos, inspirando pessoas a fazer uma diferença no mundo todo.

CatComm
Assista uma apresentação simples de como funciona nossa rede

Desde 2000…
…A ComCat tem construído um moderno e dinâmico website para expor soluções comunitárias do mundo todo em detalhes e com formatos de navegação e de busca fáceis de usar. Mais de 20.000 pessoas visitam nosso site cada mês.
…A ComCat tem documentado em detalhe mais de 130 projetos comunitários de 9 paises e traduzido para 3 línguas, disponibilizando essas informações em nosso Banco de Soluções Comunitárias.
…A ComCat tem desenvolvido uma ferramenta pé-no-chão: nossa Casa, telecentro no Centro do Rio de Janeiro, é uma “central” para mais de 1000 lideranças de mais de 170 comunidades locais que se encontram para trocar soluções, idéias, contatos, recursos, conhecimento, e muito mais.
…A ComCat está, indiretamente, alcançando mais de 40.000 indivíduos através das redes de lideranças que apoiamos, atraindo visibilidade para suas iniciativas, ajudando-os a se articularem e facilitando a troca de informações entre eles e pessoas distantes.

Missão: Comunidades Catalisadoras (ComCat) é uma organizão não-governamental (ONG) sem fins lucrativos fundada em 2000. Nossa missão é inspirar e fortalecer uma rede global de comunidades gerando e trocando soluções.

Público-alvo: Nosso público-alvo é formado principalmente por comunidades de baixa renda ao redor do mundo, particularmente, em países em desenvolvimento, visando às soluções para questões tais como: água e saúde ambiental; infra-estrutura; preservação cultural; trabalho e meio de vida; educação e capacitação; organização comunitária; saúde e segurança e comunicação. Embora nosso foco esteja em todas estas questões, o conteúdo e uso de nossos recursos on-line são determinados pelas comunidades servidas. Os problemas que elas enfrentam e os recursos que elas necessitam são nossos guias para a determinação do foco do nosso trabalho.”

Destaque para o Mural da ComCat:
http://www.comcat.org/portugues/cgi-bin/mural.asp

“O Mural da ComCat apresenta informações relevantes e pontuais para o trabalho comunitário.
Envie um ítem para o Mural da ComCat através do email comcat@comcat.org. Não se esqueça de incluir o texto que deseja publicado mais uma imagem em formato JPG ou GIF com pelo menos 120 pixels de largura.”