Apresentadas em novembro passado durante o TED (Technology, Entertainment, Design), cuja primeira edição aconteceu em São Paulo, as idéias abaixo se destacam na área ambiental, e podem significar um resgate da qualidade de vida em várias áreas secas e/ou degradadas.
Fonte: Revista SUPERINTERESSANTE, dezembro/2009.
1- UMA MÁQUINA DE FAZER ÁGUA:
Pode parecer uma idéia absurda, mas foi exatamente isso que a startup brasileira HNF Water fez: inventou uma máquina que gera sua própria água. Como? Ela condensa o vapor de água presente no ar. Simples e genial. A água gerada pela máquina, que parece um bebedouro comum, é potável, e pode ser produzida em desertos ou em regiões secas - mesmo baixa, a umidade do ar nesses locais é suficiente para a condensação. O aparelho, que custa R$6.500, produz até 50 litros de água por dia. Ele já foi vendido para prefeituras da Bahia, que vão colocá-lo em escolas, e a empresa está negociando a tecnologia com a Arábia Saudita. A HNF Water também planeja fabricar uma máquina para uso doméstico, que faz 15 litros de água por dia, e uma para agricultores - que produz até 10 mil litros.
2- BANANA DESPOLUINDO RIOS:
A química Milena Boniolo inventou um método revolucionário que elimina metais pesados da água - e, de quebra, dá alguma utilidade a parte do lixo que produzimos todos os dias. Milena percebeu que a casca da banana tem moléculas com carga elétrica negativa - que atraem os metais, cuja carga é positiva. Por isso, se você pegar cascas de banana no lixo, cortar, secar e triturar, obtém um pó que é um excelente descontaminante de rios: remove pelo menos 65% dos metais pesados da água. Além disso, o processo ajuda a resolver a questão do lixo, já que entre 20 e 40% da produção brasileira de bananas vai direto para os lixões.
.