O QUE MUDA NOSSO PLANETA É CONSCIÊNCIA.
O QUE CRIA CONSCIÊNCIA É EDUCAÇÃO.
O QUE PERMITE EDUCAÇÃO É A LIBERDADE.

**************************************************

Sites de notícias ambientais:

*
O ECO
*
BLOG DO PLANETA
*
ENVOLVERDE
*
PORTAL DO MEIO AMBIENTE
*
ECOPRESS
*
ECOTERRA BRASIL
*
AMBIENTE BRASIL
* AMBIENTE ENERGIA
* ECOPLANET


em vídeo e áudio:

* MUNDO SUSTENTÁVEL (com André Trigueiro)


na rádio (e site):

* PINTOU LIMPEZA (Eldorado FM)






26 de out. de 2015

Esse agricultor transformou 3 milhões de hectares de deserto em terras férteis





Enquanto alguns encontram desculpas, outros encontram soluções. Através de uma técnica de cultivo tradicional, o agricultor Yacouba Sawadogo conseguiu transformar grandes áreas desérticas em terras férteis. Sua missão começou em 1974, quando Sahel (zona da África Subsaariana, localizada entre o deserto do Saara a savana sudanesa) foi atingida pela seca.
Por conta da esterilidade do solo, grande parte dos moradores da região de Burkina Faso, onde Sawadogo nasceu, tiveram que se deslocar. O agricultor permaneceu ali e começou sua missão através da aplicação da “ZAi”, um antigo método que consiste em cavar o solo e preencher parcialmente os buracos com adubo, sementes e água, durante os períodos de chuva. O resultado do processo faz com que o solo se mantenha úmido e nutrido mesmo durante a seca. Ninguém acreditou que daria certo. Três anos depois, vieram as primeiras chuvas e a confirmação de que ele estava certo.
Sawadogo percorreu o país de moto com o objetivo de ensinar sua técnica a todos os agricultores possíveis. 40 anos depois, mais de três milhões de hectares de solo desértico foram convertidos, gratificando oito países do Sahel com terras férteis.
Assista abaixo ao documentário What Yacouba did next… e saiba mais sobre a jornada desse herói, que acredita que o resultado de seu trabalho se ampliará ainda mais através da disseminação da técnica ZAi:

https://youtu.be/wezxNnkcsW8














.