O QUE MUDA NOSSO PLANETA É CONSCIÊNCIA.
O QUE CRIA CONSCIÊNCIA É EDUCAÇÃO.
O QUE PERMITE EDUCAÇÃO É A LIBERDADE.

**************************************************

Sites de notícias ambientais:

*
O ECO
*
BLOG DO PLANETA
*
ENVOLVERDE
*
PORTAL DO MEIO AMBIENTE
*
ECOPRESS
*
ECOTERRA BRASIL
*
AMBIENTE BRASIL
* AMBIENTE ENERGIA
* ECOPLANET


em vídeo e áudio:

* MUNDO SUSTENTÁVEL (com André Trigueiro)


na rádio (e site):

* PINTOU LIMPEZA (Eldorado FM)






14 de mai. de 2009

Lixo eletrônico

.



Este álbum foi inteiramente trazido do site IDG Now! incluindo as legendas. 



ESTATÍSTICAS:

Há mais ouro em 1 tonelada de PCs do que em 17 toneladas de minério bruto do metal

Pilhas e baterias, como as de celular e notebook, demoram 500 anos para se decompor na natureza;

As placas de circuitos eletrônicos são 40 vezes mais ricas em cobre do que o minério bruto do metal;

Nos EUA, 304 milhões de aparelhos eletrônicos são jogados no lixo a cada ano. Seis em cada dez deles ainda funcionam.

Fonte: Planeta Sustentável






lixo exportado
Criança sentada sobre uma montanha de fios em Guiyu, China. Segundo dados da Basel Action Network (BAN), organização que fiscaliza o fluxo de lixo tóxico, oito em cada dez computadores velhos dos Estados Unidos acaba em países asiáticos.



placas eletrônicas
Lixo exportadoCriança sentada sobre uma montanha de fios em Guiyu, China. Segundo dados da Basel Action Network (BAN), organização que fiscaliza o fluxo de lixo tóxico, oito em cada dez computadores velhos dos Estados Unidos acaba em países asiáticos.



brincando no lixo
Crianças "brincam" no meio do lixo eletrônico em Guangdong, China. Sem leis que exijam o descarte apropriado na maior parte do globo, materiais altamente tóxicos e perigosos para a saúde vão parar em lixos a céu aberto.




elementos tóxicos
Placas de circuitos eletrônicos se acumulam em Guangdong, China. Entre os materiais tóxicos presentes nos eletrônicos e baterias estão chumbo, mercúrio, cádmio, belírio, arsênio, retardantes de chamas (BRT) e PVC.



frágil equilíbrio
Homens equilibram uma pilha de lixo eletrônico em um pequeno veículo, em Guangdong, China. Frequentemente os materais tóxicos acabam literalmente nas mãos destas pessoas.



maçã não tão verde
Garota chinesa segura um teclado da Apple nas mãos. A empresa de Steve Jobs foi eleita a "menos verde" no ranking do Greenpeace, que avalia redução de elementos tóxicos e políticas de reciclagem dos fabricantes.



África na rota do lixo
Garoto africano manipula placa eletrônica na cidade de Lagos, na Nigéria, que recebe 500 toneladas de lixo eletrônico todos os dias, na forma de doações para inclusão digital.



nada se aproveita
Criança nigeriana posa para fotos na cidade de Lagos, em meio a uma pilha gigante de carcaças de eletrônicos. Menos de 25% do lixo "doado" pelos países desenvolvidos é reaproveitável.



chama tóxica
As partes não aproveitáveis dos eletrônicos são queimadas, gerando o risco de inalação de gases tóxicos e doenças que afetam o sistema nervoso e respiratório.



fogo e fumaça
Crianças em Lagos, Nigéria, se expoem inadvertidamente aos efeitos dos gases liberados na queima do lixo eletrônico enviado por países desenvolvidos.



do mundo para a China
Criança vinda da província de Hunan senta na pilha de lixo "não-reciclável" importada do resto do mundo, em Guiyu, China.



fios sortidos
Mulheres separam fios arrancados de computadores em Guiyu, China. Os fios são separados de dia e queimados à noite nesta vila. As famílias vivem nas redondezas.



monitor quebrado
Mulher prestes a esmagar tubo de raio catódico de um monitor com martelo para remover cobre. O vidro quebrado é jogado em canais de irrigação que desaguam nos lençois freáticos, contaminando a água, em Guiyu, na China.





tela vazia
Garoto chinês sorri para a câmera, tendo como moldura o que já foi a tela de um computador Nokia um dia.



.