O QUE MUDA NOSSO PLANETA É CONSCIÊNCIA.
O QUE CRIA CONSCIÊNCIA É EDUCAÇÃO.
O QUE PERMITE EDUCAÇÃO É A LIBERDADE.

**************************************************

Sites de notícias ambientais:

*
O ECO
*
BLOG DO PLANETA
*
ENVOLVERDE
*
PORTAL DO MEIO AMBIENTE
*
ECOPRESS
*
ECOTERRA BRASIL
*
AMBIENTE BRASIL
* AMBIENTE ENERGIA
* ECOPLANET


em vídeo e áudio:

* MUNDO SUSTENTÁVEL (com André Trigueiro)


na rádio (e site):

* PINTOU LIMPEZA (Eldorado FM)






11 de nov. de 2008

Receitas cruas

:: por Conceição Trucom ::

Moro, num país tropical. Abençoado por Deus. E bonito por natureza, mas que beleza!
Pleno verão, país tropical, muitas frutas e a necessidade de alimentar-se ao máximo com alimentos crus. Adultos e crianças precisam tomar bastante líquidos, fazer refeições leves e hidratar-se é o lema.
Que tal aproveitar esta necessidade e junto com a hidratação ajudar o organismo a desintoxicar-se? De tudo que desejamos desapegar, para iniciar 2008 com mais leveza, sensação de paz e superação?




1. SUCOS

Estes sucos podem ser consumidos pela manhã em jejum, mas também antes, durante ou após a ceia e as comemorações de virada do ano.
Use e abuse de taças e copos bonitos, se possível decorados com flores e frutas. Afinal, estamos no hemisfério sul, num país tropical!
Leite de coco: nada mais simples do que bater no liquidificador a água do coco com sua própria polpa. Não acrescente mais nada e delicie-se! Se desejar, decore com raspas de limão.

Suco néctar de UVA: 1 xícara (chá) de UVA sem as sementes + 1 xícara (chá) de água de coco. Bata tudo no liquidificador, coe e sirva imediatamente.

Suco de melancia: 1 xícara (chá) de melancia em cubos (com as sementes) + 1 xícara (chá) de água mineral gelada + ramos de hortelã + suco de 1 limão. Bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.

Suco de abacaxi: 3 rodelas de abacaxi picadas (com casca) + 2 colheres (sopa) de semente de girassol deixada de molho em água por 4 horas (ou mais) + 1 xícara (chá) de água mineral gelada + 5 ramos de hortelã. Bata tudo no liquidificador, coe e sirva imediatamente.

Leite de gergelim: ½ xícara (chá) de semente de gergelim hidratada em água filtrada por 4 horas (ou mais) + 1 xícara (chá) de água mineral gelada. Bata tudo no liquidificador e coe. Guarde o resíduo que fica sobre a peneira para preparar uma pasta ou patê.

Vitamina de maçã e gergelim: 1 xícara (chá) de leite de gergelim + 1 maçã descascada e picada + canela em pó a gosto + folhas secas de estévia (opcional).


2. SALADAS

Precisamos consumir, todos os dias, uma salada de folhas verdes. Além da beleza, da fartura e do saudável que é uma salada verde, ela cumpre o papel de modular nosso apetite para as goluseimas.
Assim, comecem pela salada farta, colorida e temperada com ervas frescas.

Devem ser pelo menos 3 tipos diferentes de folhas. É importante variar os sabores e texturas, até para poder fazer uso daquelas que são de sabor mais forte ou amargo. Quando são misturadas com outras mais doces, fica mais fácil.
Lave-as bem (o fato de ser de cultura orgânica não exime a necessidade da boa lavagem), rasgue as folhas em pedaços (melhor com as mãos que com a faca). Agrião, folhas de beterraba, alface, almeirão, todas as couves (manteiga, brócolis, flor, repolho), escarola, rúcula, hortelã, salsa, coentro, endívia, acelga, capuchinha, azedinha, bálsamo, manjericão, orégano, etc.
Todos os dias escolha alguns dos seguintes ingredientes crus para completar a salada, sugerindo que a melhor maneira de escolher é pela salivação (ao olhar ou pensar) e cor:

Ralados: abóbora, abobrinha, batata doce, beterraba, cará, cenoura, inhame, mandioquinha, nabo, pepino, rabanete, etc.
Cortados finos: abobrinha italiana, brócolis, cebolinha, cenoura, couveflor, erva doce (funcho ou anis), milho verde, nabo, pepino, pimentão, rabanete, salsão, etc.
Cortados em pedaços maiores: pepino, pimentão, tomate, etc.
Germinados: trigo, cevada, girassol, amendoim, grão-de-bico, etc.

Tabule de trigo germinado: germine o trigo (grão inteiro e integral) deixando-o de molho em água filtrada por toda a noite. Coe e acrescente tomate e pepino picadinhos em cubos, manjericão fresco, azeite extra virgem, limão e missô a gosto. Opcional: maçã picada, pimentão, cenoura ou beterraba ralada. Misture tudo, coloque numa saladeira e decore com folhas verdes em volta.

Cenoura com pasta de grão-de-bico: 1 xícara (chá) de grão-de-bico germinado, batido no processador com 1 pitada de sal + suco fresco de 1 limão. Acrescente ¼ de cebola picada depois da massa pronta. Rale as 2 cenouras em fios longos. Junte numa travessa os fios de cenoura com a pasta e sirva acompanhada de salada verde.


3. DOCES

Quando bater aquele desejo desesperado por comer algo doce, é bom saber que na sua geladeira tem uma opção saborosa e saudável para saciar tais desejos. Evitando assim qualquer possibilidade de sabotagens. Certo?

Mousse de manga: 1 xícara (chá) de manga bem madura picada em cubos + 1 cenoura média picada + suco e raspas de 1 limão. Bata tudo no liquidificador, ajudando com uma espátula. Coloque em taças e decore com as raspas do limão. Leve à geladeira até a hora de servir.

Manjar de coco: use a polpa do coco verde (5 mm espessura é a ideal). Bata no liquidificador com a própria água do coco, até consistência firme. Coloque em taças e decore com uma ameixa preta (deixe as ameixas seca pré-hidratando em água de coco) para decorar. Leve à geladeira até a hora de servir.

Pudim de banana: 6 bananas nanica (d’água ou caturra) + suco de 1 limão + 1 colher (sobremesa) de canela em pó + 2 colheres (sopa) de linhaça hidratada (deixada por 4 horas de molho com 6 colheres de água filtrada) + 1 pitada de missô (opcional: sal marinho). Bata tudo no liquidificador, acertando a textura do pudim com a linhaça. Coloque em taças e decore com ameixa seca picada. Leve à geladeira até a hora de servir.




Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida. Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora.
Email: mctrucom@docelimao.com.br

Fonte: Somos Todos Um.