O trabalho de pesquisa da Claudia está primoroso, e os dados contidos na apresentação são fantásticos. Para educadores e todos aqueles que tenham real interesse de motivar os estudantes no cuidado ambiental, recomendo este trabalho.
Vou colocar aqui algumas observações que a Claudia fez a respeito das palestras, e o link do arquivo:
RESULTADO DAS PALESTRASVenho compartilhar com vocês o resultado das palestras no Colégio de minha filha.
Assistiram à Palestra aproximadamente 450 crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio. Conclusões a que cheguei e que divido com vocês:
A idade ideal para se começar Educação Ambiental é a mais tenra possível. Percebi que as crianças do ensino fundamental estão muito mais interessadas no futuro do Planeta do que os adolescentes. A criança é muito mais moldável e guarda as informações para comparar depois com outros dados.
A palestra foi apenas o princípio do processo que está amarrado com a primeira gincana para arrecadação de material, então, na segunda feira, vou levar ao colégio (além do material da TETRAPAK e da DISQUE ÓLEO aqui do Rio de Janeiro, entregue durante a palestra) cartazes e informativos para serem afixados nas salas de aula, de forma que eles continuem pensando no assunto.
Dos professores que assistiram a maioria ficou bastante interessada no assunto e pude perceber o nível de interesse de cada turma pelas perguntas durante e após a palestra. Como disse, os adolescentes são os mais céticos (indiferentes?).
A Diretora de um outro colégio foi convidada para assistir e pediu que eu fizesse lá também (outro colégio particular) as mesmas palestras, bem como uma professora que deseja implantar Coleta Seletiva no prédio onde mora. Disse às crianças que tudo se entrelaça e que daqui prá frente é com elas. Pedi que aprendessem geografia e história para compreender melhor a questão da água e para que não fizessem julgamentos precipitados a respeito de países como a China, que agora são os grandes culpados do aquecimento global só porque passaram milênios na mais absoluta miséria e tem pressa de crescer para recuperar o tempo perdido… O mais importante foi ter plantado a semente de que cada um pode fazer a sua parte para minimizar os impactos do Aquecimento Global.
Durante as palestras fui percebendo que uma só palestra para cada turma é pouco tempo (50 minutos mais ou menos), porque como disse, tudo se entrelaça…
Deixo a sugestão então, para os Eco-Amigos, Educadores ou não.
Pensem sobre a viabilidade de se criarem oficinas de reciclagem nas escolas, a criação de Hortas para as crianças, a fim de que elas percebam que do “Lixo que não é lixo” é possível gerar renda, emprego, vida mais dígna e um planeta sustentável. Seria uma excelente área para os professores de geografia ensinarem sobre o solo, regime de chuvas e farta seara para os professores de história também, sem falar nos de biologia.
Aproveito para agradecer ao Paulo, Eco-Amigo Consultor da TETRAPAK, bem como ao pessoal da DISQUE ÓLEO VEGETAL que me deixaram (ambos) material para divulgação e o kit com a telha feita com o Longa Vida e outros produtos da reciclagem. Muito Obrigada a todos vocês!
Este é só o começo… Água e Luz, para nossas crianças!
Quem desejar utilizar a apresentação, sinta-se à vontade para pegar, só recomendo que é necessário fazer o download no seguinte endereço:
http://www.slideshare.net/ecoamigos/apresentao-sobre-lixo-e-reciclagem
Claudia Costa.